+351 917 548 830

geral@japamalamistica.com

Entregas grátis Portugal Continental a partir de 49,90€

Loja Online

Pedido de Informações


Ref.: 1528 - Turmalina Rosa Bruta (média)


- Aceito os termos e condições do site


Novidade

EAN:

Turmalina Rosa Bruta (média)


4,50 €


(Disponível)

Quantidade:





(Todos os preços têm IVA incluído à taxa legal em vigor)


Descrição

TURMALINA ROSA
Aprenda Mais Sobre Este Mineral
turmalina-vermelha-inscrutada-no-quartzo
 
     Seu nome vem do Sri-Lanka, Ceilão, onde era chamado "turmalii" ou "torra molli" : pedra que puxa a
 
s cinzas, consideravam-na um zircão de cor. Foi somente em 1703 que os holandeses a trouxeram para a Europa. Ela foi identificada por Buffon em 1759.Ela apresenta o fenômeno de piezo-eletricidade e de piro-eletricidade : ela se carrega de eletricidade sob a pressão ou ao calor...
 
      Os holandeses, no século XVIII°, se serviam dela para extrair cinzas de seus cachimbos. Na França, dizia-se " o imã do Ceilão".Conforme suas composições, que variam, são distinguidas "varias" turmalinas, como : Al elbaita (nome vindo da Ilha de Elba na Itália), na realidade "cabêça de Mouro" com extremidade preta.A dravita (da Drave na Caríntia/Áustria).A buergerita (em homenagem ao americano M. S. Buerger), A tsilaisita (uma localidade de Madagascar),A uvita (província de Uva no Sri-Lanka),A liddicoatita (em honra ao gemólogo Liddicoat) bicolor rosa-verde, frequentemente variedade melancia,A schorl de cor preta.
 
       As turmalinas são repartidas em diversas variedades conforme a cor : A acroíta "sem cor", incolor e muito rara.A rubelita, vermelha, a mais procurada e vermelho framboesa.A dravita : amarelo à marrom escuro.A verdelita "pedra verde", a mais frequente.A indigolita ou indicolita com tonalidades azul-pato, muito apreciada.A siberita : rosa lilas à azul violáceo.A schorl (antigamente la schorlita), muito frequente, de cor preta.A variedade paraíba é um nome comercial utilizado para as elbaítas azul-verde descobertas no Estado da Paraíba no Brasil em 1987, sua cor seria devido ao manganês e ao cobre, são gemas muito procuradas.
 
         Existem turmalinas com chatoyance tipo "olho de gato" que encontra-se no Brasil predominantemente em verde, ou até azul.Um cristal de turmalina é raramente de cor unica, existe em geral uma gradação de cores do ápice até a base da pedra ou então do centro à periferia também da pedra. Terminado em preto, o cristal se diz "cabeça de Mouro" , terminado em vermelho, "cabeça de Turco", em vermelho ao centro e em tôrno verde, "melancia".Existe também turmalinas cromíferas onde a cor é muito intensa.
 
 
 
RUBELITA (TURMALINA ROSA): É a variedade de turmalina de cor rosa a vermelha, ocasionalmente com tonalidade violeta. É transparente e sua composição química é (NaLiCa)(Fe11MgMnAl)3 Al6[(OH)4(BO3)3Si6O18)] (borossilicato complexo de alumínio de composição variável). As jazidas mais importantes são encontradas no Sri Lanka, Madagascar e Brasil. Atua no quarto chakra (cardíaco), transmitindo a energia de amor gerada no coração diretamente às células do corpo físico.
 
 
      A turmalina não possui clivagem. Seu hábito é prismático. A sua fractura é subconcoidal a regular. Tem dureza 7-7.5 e o seu peso específico é de 2.9-3.2, a densidade é mais elevada nas espécies portadoras de ferro. É transparente a opaca com lustre vítreo, por vezes resinoso em espécimes escuros.
A turmalina cristaliza no sistema trigonal e apresenta-se geralmente sob a forma de cristais de longos e delgados a prismáticos e colunares grossos geralmente com secção triangular. É interessante notar que as terminações dos cristais são assimétricas (hemimorfismo).
      Os cristais prismáticos delgados são comuns num granito de grão fino chamado aplito frequentemente formando um padrão radial. A turmalina é distinguida pelos seus prismas de três faces; nenhum outro mineral comum apresenta três faces. Os prismas têm frequentemente estriações verticais bem marcadas que ajudam a identificá-los. A turmalina é raramente euédrica. Uma exceção eram as dravites de Yinnietharra, Austrália ocidental. O depósito foi descoberto nos anos 70, mas encontra-se já esgotado. Em Minas Gerais, encontram-se cristais euédricos.
 
     A turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores do arco-íris, azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc. Muito raramente são incolores. Os cristais bicoloridos e multicoloridos são relativamente comuns, refletindo variações da composição do fluido durante a cristalização. Os cristais podem ser verdes numa extremidade e cor-de-rosa na outra ou verdes no exterior com interior cor-de-rosa (este último tipo é por vezes chamado turmalina melancia).
 
Cor do traço : branco
 
 
Brilho : vítreo
 
Dureza : 7.0 à 7.5
 
Densidade : 2.80 à 3.35
 
Clivagem : imperfeito
 
Fratura : concoide, irregular
 
Signos do zodíaco : capricórnio, aquário, peixes, aries, touro, câncer, virgem, balança, escorpião, sagitário; Estas são pedras favorecendo a serenidade e a sabedoria. Para os Aries : a rosa e a vermelha. Para os Touros e os Leões : a rosa. Para o Câncer : a azul, a preta e a rosa. A verde para os Capricórnios e os Peixes. A azul e a preta para os Sagitários. Rosa e preta para os Escorpiões. A azul para os Aquários. E a turmalina melancia para os Virgens.
 
 
 
Mês : outubro
 
Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Chakra: esplênico.
 
 
        Aumenta a criatividade e a fertilidade. Concede alegria e vontade de viver, dissipando todos os dissabores do passado.Reforça a vontade de compreender o amor e estimula a criatividade da aspiração amorosa. Amplifica as qualidades curativas do coração e promove paz e alegria durante o período de crescimento e de mudanças, liberando tendências destrutivas.Turmalina rosa: suaviza as emoções e facilita o processo criativo. Boa para pessoas com dificuldade de relacionamentos ou com medo de se ferirem em questões de amor. Ajuda a pessoa a se aceitar e amar a si mesmo. (4º chakra: cardíaco).










« Voltar